terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gestão na Educação: de um modelo estático para um paradigma dinâmico

Adaptado por Maria José Dantas
do texto Gestão escolar e formação de gestores
Heloísa Lück (2000)*
*A gestão na educação tem sido alvo de muita atenção no contexto da educação brasileira, não devendo mais ser concebida a luz de um enfoque limitado de administração.
Para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino a gestão na educação pressupõe a combinação de dois princípios básicos a atuação objetiva das condições materiais e a mobilização dinâmica e coletiva do elemento humano, ou seja, constitui-se uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais, e a dinamização da competência humana, sinergicamente organizada, condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino e a transformação da própria identidade da educação brasileira e de suas instituições.
O contexto atual, de transformação socioeconômica e cultural, exige da gestão escolar a realização de objetivos avançados, um modo de ser e de fazer caracterizado por ações conjuntas, associadas e articuladas, bem como o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas, de modo que sejam orientadas para resultados. Sem esse enfoque, os esforços e gastos são despendidos sem muito resultado, caracterizada por uma prática, recente, de buscar soluções tópicas, localizadas e restritas, quando, de fato, os problemas da educação e da gestão escolar são globais e estão interrelacionados.
Concebendo que a gestão é uma dimensão e um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, a competência fundamental do gestor é agir conjuntamente em todas as frentes, por intermédio da gestão escolar observar a escola e os problemas educacionais globalmente, e buscar abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente, além de ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver conflitos.