sábado, 18 de setembro de 2010

A CONSCIÊNCIA NEGRA


A Consciência Negra
Maria José Pereira Dantas

Ingressa numa determinada instituição, por intermédio de Concurso Público, uma profissional com a esperança e a expectativa de desenvolver uma carreira de nível superior, limite, até ali, permitido sonhar. Recepção calorosa para todos, mãos ao trabalho, participação, intervenção, vontade, prazer, motivo... NOVATO estigma, da PERIFERIA exceção, ser NEGRA nota, observação, ressalva, a GRAVIDEZ nascimento, ressurgir, reingressar, aparecer.
Empenho, desempenho, resultado ... Primeiro reconhecimento desnuda preconceito, NEGRA agrega o pejorativo, “negrinha de alguém”. Insurdescência para continuar diante de “negrinha isso, negrinha aquilo, muita força e perseverança, conquista da confiança de muitos e desconfiança dos de sempre.
Fora do cargo... a liberdade de ser, de rever e de enxergar a ousadia, a construção, a descontrução, a prudência, o cuidado, a cautela.
Epa! É importante o envolvimento, o acreditar, o projeto, o desejo, o prazer de participar. Mas tudo parece invisível? Até alguém precisar... Parece que haverá reconhecimento...interrompido...ofuscamento ... comprometimento ... contradição branco x negro, astuto x simplório, escolha política x conhecimento, interesses pessoais x concepção...
Não há tempo para pensar. O tempo é para continuar... O espaço é para trabalhar. Continua acreditar, convicção e desejo de projetar, efetivar e avaliar. O outro é que está lá, difícil de alcançar. Outra chance, outra vez, oportunidade e gravidez, nascimento de projetos que pareciam inviáveis, requerem ousadia, arrojo, cuidado, atenção. Um projeto progride, vive, NEGRO, feliz, cresce...Outro prossegue DESBOTADO, desprovido, falho, despojado, necessitado ... O outro é que está lá, difícil de alcançar. Continua invisível, talvez porque quem o reclama tem sua origem no lado b das contradições branco x negro, astuto x simplório, escolha política x conhecimento, interesses pessoais x concepção de um Projeto de Educação que admite a dialética, a tensão, o conflito, a simbiose, a reflexão e a síntese, como possibilidades humanas.
Mais NEGRA ainda, quer vivenciar, construir conceitos, perfis, princípios, valores da Consciência Negra, essenciais para o engajamento, organização e operacionalização, de Projetos inovadores e críticos em tal Instituição.
12 DE SETEMBRO 2010