terça-feira, 20 de julho de 2010

Inclusão Digital Docente

Sempre cultivei o desejo de criar o meu Blog. Na formação continuada PROINFO, tive a feliz oportunidade e o tempo disponível para percorrer o curto caminho de criação do blog. O sentimento é de inclusão digital, mesmo sendo usuária assídua das ferramentas da informática há muito tempo. A expectativa inicial é atualizá-lo permanentemente, buscando manter um diálogo crítico sobre a educação.
No Brasil, apesar de já existir excelentes experiências de uso educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação- TICs, o maior problema continua sendo a incorporação destas às atividades de sala de aula e ao cotidiano dos sistemas de ensino. Atualmente vive-se a fase de apropriação e disseminação. De um lado a demanda tecnológica (aquisição, manutenção e atualização de hadware e software) de outro a formação dos profissionais que vão lidar com a tecnologia e transmitir conhecimentos, ambos constituem enormes desafios a serem superados.

A questão é como exigir que o professor o faça, quando ele mesmo não está inserido na cultura digital e somente tem acesso ao computador no momento da sua aula, juntamente com os alunos. o despreparo da maioria desses profissionais faz com que computadores e Internet sejam subutilizados. Com a oportunidade de formação de educadores para a incorporação das TICs na sala de aula, a inclusão digital ultrapassa a dimensão da infra-estrutura.

O PROINFO atenderá a demanda de capacitação docente para utilizar o computador como ferramenta pedagógica, potencializadora da aprendizagem? No contexto educacional quando se consegue incorporar às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à prática pedagógica do professor, pode-se afirmar que houve uma apropriação de forma significativa, ampliando a sua capacidade de expressar-se por meio dessa tecnologia.

Para que haja a inclusão digital, faz-se necessário interagir com a tecnologia, apreender suas principais propriedades e potencialidades para uso pedagógico, utilizando-a, também para resolver problemas da própria vida.

Isso vai além da compra de computadores e oferta de curso técnico de informática. Parte importante desse processo é a formação continuada que integra as dimensões de domínio tecnológico, prática pedagógica com o uso da tecnologia, teorias educacionais e gestão de espaços, tempos e recursos. No Brasil a incorporação efetiva de TICs às atividades de sala de aula tanto na escola pública como na privada acontecem timidamente.

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